Um breve histórico da Psicologia:

       
A psicologia é considerada nova mais também antiga, nova em relação ao seu surgimento porque tem apenas 200 anos, e antiga porque possui um longo passado.


           Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo").


Definição: A psicologia costuma ser definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. Essa definição abrange uma variedade  enorme de fenômenos. Alguns se aproximam da biologia; outros tocam as ciências sociais. Alguns dizem respeito ao comportamento dos animais; outros envolvem o comportamento dos seres humanos.


·        O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 em Leipzig, na Alemanha. Seu interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos. Alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos. Edward Titchener foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Estados Unidos.